Chegou a Primavera
“Primavera é a estação do crescimento,
um novo começo e um novo ano (ciclo). O movimento do ar parece um renascer da mãe terra. Para se acostumar ao jeito primaveril de dormir mais tarde e
acordar cedo, fazer caminhadas com nossos cabelos voando ao vento, usar roupas
soltas, para permitir-se uma perspectiva aberta e alegre de viver. No lugar de matar,
permitimos que crescimento aconteça. No lugar do roubar, dar em abundancia. No lugar da punição, recompensar com ensino. Este é o caminho do Dao “.
Momento de enfrentar o frio.
Esqueça a ideia de dormir até tarde! Com a chegada da primavera, o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde. E, naturalmente, como filhos da terra, nós humanos devemos seguir esse mesmo ritmo. Levante-se e respire o ar puro da manhã. É possível até mesmo sentir o sabor do orvalho matinal no ar.
Vista-se adequadamente.
Sim, é fundamental vestir-se apropriadamente. Às vezes, ao observar o sol nascente e a vegetação despertando, ficamos tão entusiasmados que nos vestimos pouco e de qualquer jeito. Porém, o clima primaveril é imprevisível. Uma rajada de vento ou uma queda repentina de temperatura pode causar calafrios e sensações desconfortáveis, e se formos pegos de surpresa podemos ter problemas. Durante o inverno, nossos poros permanecem fechados para nos proteger do frio e conservar o yang. Na primavera, eles se abrem, liberando o yang. O resfriamento súbito força os poros a se fecharem novamente, causando excesso de calor interno, ou shanghuo, que pode resultar em males típicos da estação, como aftas, acne, dores de cabeça e insônia. Por isso, mantenha-se aquecido. Não hesite em usar um cachecol no pescoço. Claro que estas orientações devem ser adaptadas para as características de cada região.
Alimente-se com verduras e ervas.
Na primavera, os dias se alongam, a terra desperta, e a vegetação surge com vigor. Aproveite para consumir couve de bruxelas, brotos, ervas e verduras, consuma sempre os alimentos da estação. Usar Alcachofra 朝鲜蓟 (cháoxiǎn jì) na culinária é uma ótima ideia, na Medicina Tradicional Chinesa, este ingrediente é considerado precioso, conhecido por aliviar problemas estomacais, combater a letargia e regular a temperatura corporal. É rico em vitamina C, ácido fólico, vitaminas B, minerais (potássio, magnésio, ferro, cálcio), e antioxidantes como flavonoides. Durante os meses primaveris de outubro e novembro é o período ideal para saborear o cháoxiǎn jì . Lembre-se disso ao visitar o mercado!
Vamos lá, talvez você fique com frequência sonolento na primavera, afinal, o som das cigarras e a temperatura um aquecendo tem esse poder. Cochilos são maravilhosos na primavera. Existe um “dito chinês” que meu mestre as vezes soltava, olhando em direção a um aluno que adormecia em suas aulas que ocorriam nas tardes de primavera: ele dizia “Chunkun (春困)”, que significa “sonolência primaveril.”
A primavera estimula nosso organismo a despertar da hibernação. Nosso relógio biológico acorda mais cedo que no inverno, repleto de entusiasmo, planos e ideias! Ouça sua voz interior e descanse quando necessário. Aproveite as atividades ao ar livre sem exigir demais do corpo.
Ser paciente é uma arte.
Esta é uma habilidade desafiadora de dominar, uma verdadeira arte. Uma planta não amadurece em uma noite, nem uma flor desabrocha em um dia. A primavera é um período de transformação de desordem e reordenamento, refinamento e renovação da perspectiva positiva. Aprenda a lidar com frustração e irritação quando as coisas não saírem conforme planejado. Conceda tempo e espaço para as situações, seu corpo e mente crescerem e se curarem. Se estas orientações não forem seguidas, o Imperador Amarelo adverte com sabedoria: “Seu fígado se desequilibrará. O frio se infiltrará conforme o verão se aproxima. E haverá limitações, tanto na abundância quanto no crescimento.”
Lembre que os órgãos relacionados a primavera para a Medicina Tradicional Chinesa são o Fígado e a Vesícula biliar e portanto podem ser tanto beneficiados quanto lesados com maior facilidade nesta estação. Vai depender de suas escolhas.
Prof. Cristiano Neves
de 2015